Política de privacidade


POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS DA ALVORADA MOTOS

O Grupo Alvorada Motos reafirma seu compromisso com a proteção, segurança e gestão adequada dos dados pessoais de clientes, colaboradores e quaisquer indivíduos envolvidos em suas atividades. Todo o tratamento de informações segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).

A seguir, apresentamos a Política de Proteção de Dados da empresa, que descreve de forma transparente os procedimentos adotados para assegurar a privacidade e a integridade das informações.


1. QUEM SOMOS

A ALVORADA MOTOCICLETAS LTDA., denominada neste documento como EMPRESA CONTROLADORA, realiza o tratamento de dados pessoais em conformidade com a LGPD e demais legislações aplicáveis.

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, nº 90, bairro Vinhais, São Luís – MA

CNPJ: 05.846.703/0001-59

Atuação: Venda e manutenção de motocicletas

Encarregado de Dados (DPO): [email protected]

Esta política explica seus direitos e esclarece como, por que e quando tratamos seus dados pessoais.


2. DEFINIÇÕES

De acordo com o art. 5º da LGPD:



  • Dados pessoais: informações relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável.




  • Dados pessoais sensíveis: informações sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, entre outros.




  • Dado anonimizado: dado que não permite a identificação do titular.




  • Banco de dados: conjunto estruturado de dados pessoais.




  • Titular: pessoa natural a quem os dados se referem.




  • Controlador: responsável pelas decisões referentes ao tratamento de dados.




  • Operador: realiza o tratamento em nome do controlador.




  • Encarregado (DPO): canal de comunicação entre o controlador, os titulares e a ANPD.




  • Consentimento: autorização livre, informada e inequívoca do titular.




  • Bloqueio: suspensão temporária do tratamento.




  • Eliminação: exclusão definitiva dos dados.




  • Uso compartilhado: comunicação ou transferência de dados entre agentes de tratamento.



Princípios do Tratamento de Dados



  • Licitude, lealdade e transparência




  • Finalidade específica




  • Minimização de dados




  • Exatidão




  • Limitação da conservação




  • Segurança no uso, retenção e destruição dos dados




3. POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA CONSUMIDORES E PARCEIROS

Objetivo

Garantir transparência e segurança no tratamento dos dados pessoais coletados pela empresa.

Dados coletados de pessoas físicas



  • Nome




  • Data de nascimento




  • Endereço




  • E-mails




  • CPF/RG




  • Telefones




  • CNH




  • Imagem pessoal



Formas de coleta



  • Cookies em sites e aplicativos




  • Ferramentas de comunicação (ex.: WhatsApp)




  • Formulários eletrônicos e impressos




  • Sistemas DMS e CRM




  • Câmeras de segurança



Política de Cookies

Cookies são arquivos utilizados para melhorar a experiência do usuário, analisando comportamentos e personalizando serviços. O titular pode gerenciar cookies diretamente no navegador.


4. TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

Tratamos seus dados com rigor e responsabilidade. Não realizamos divulgação, compartilhamento ou comercialização sem o seu consentimento, salvo quando houver exigência legal.

Os dados podem ser compartilhados internamente com empresas do Grupo Alvorada, mantendo-se as mesmas finalidades e padrões de segurança.

Finalidades do tratamento



  • Pesquisa de compra: viabilizar interações comerciais, envio de informações técnicas e financeiras, propostas e agendamentos.




  • Jornada de compra: cumprimento de obrigações legais, emissão de notas fiscais e controles contábeis.




  • Prestação de serviços: compartilhamento com órgãos governamentais, instituições financeiras e parceiros necessários para execução de contratos.




  • Marketing e promoções: envio ocasional de comunicações baseadas em interesse legítimo, com opção de cancelamento a qualquer momento.




5. DIREITOS DO TITULAR

Você pode solicitar, a qualquer momento:



  • Acesso aos seus dados




  • Correção ou atualização




  • Complementação de informações




  • Restrição ou exclusão




  • Informações sobre finalidade, tempo de retenção e destinatários




  • Portabilidade dos dados




  • Oposição ao tratamento para fins de marketing




  • Esclarecimentos sobre decisões automatizadas



Para segurança, poderemos solicitar comprovação de identidade.


6. COMPARTILHAMENTO DE DADOS

Compartilhamos dados apenas quando necessário, seguro e conforme esta política:



  • Plataformas como Google, Facebook, WhatsApp e LinkedIn




  • Agências de propaganda, CRM e ferramentas de relacionamento




  • Sistemas internos de operação e atendimento



Sempre que possível, utilizamos anonimização ou pseudonimização.


7. MEDIDAS DE SEGURANÇA

A empresa adota práticas rigorosas de proteção:



  • Acesso restrito




  • Criptografia (SSL/TLS)




  • Autenticação em dois fatores




  • Firewalls e proteção contra malwares




8. CONSEQUÊNCIAS DO NÃO FORNECIMENTO DOS DADOS

A ausência de algumas informações pode impedir a contratação de produtos ou a prestação adequada de serviços.


9. INTERESSE LEGÍTIMO

Em casos específicos, utilizamos o interesse legítimo para cumprir obrigações fiscais, financeiras, contábeis e de garantia técnica.


10. PRAZO DE RETENÇÃO

Os dados são mantidos pelo tempo necessário ao cumprimento das finalidades legais e operacionais.



  • Para obrigações fiscais: mínimo de 5 anos




  • Para marketing: até retirada do consentimento




11. DADOS SENSÍVEIS

Quando necessário, o tratamento de dados sensíveis será realizado mediante consentimento explícito, podendo ser revogado a qualquer momento.


12. CONSENTIMENTO PARA MARKETING

O contato para ofertas e comunicações promocionais só ocorrerá mediante autorização prévia, e esta pode ser retirada a qualquer momento.


13. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Embora adotemos padrões elevados de segurança, não podemos garantir proteção absoluta contra:



  • Ações de terceiros mal-intencionados




  • Informações incorretas fornecidas pelo usuário




  • Falta de cuidado do próprio titular



Incidentes relevantes serão comunicados ao titular e à ANPD.


14. DIREITO DE RECLAMAÇÃO

Caso entenda que seus direitos não foram atendidos, você pode registrar reclamação:



  • Em nossa central de atendimento




  • Diretamente à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)